Site logo

Sobre o projeto

O Muda o Mundo Nordeste nasceu da dificuldade que a própria idealizadora enfrentou na mudança do Rio de Janeiro para o Nordeste, quando tentava reconstruir sua rede de referências de produtos, serviços e locais que ajudam a proteger a natureza e a gerar menos impacto ao Planeta. 

Levava horas em redes sociais e em sites de buscas atrás de locais para comprar suas escovas de dente de bambu, adquirir comida sem agrotóxico, destinar seus recicláveis, praticar o consumo consciente de roupas, as trocas e reutilizações de objetos, a necessidade de voluntariar pelo Nordeste…

Queria trocar os gastos com fretes de produtos no eixo Rio-São Paulo pelo fomento à economia da região Nordeste, buscando negócios de impacto socioambiental com propósito regional. 

Quando começou a identificar que outras pessoas passavam pelas mesmas dificuldades, acabou se tornando a referência a ser consultada nas buscas: surgiu a ideia de criar o guia.

Acreditamos que um futuro melhor se constrói com ações individuais e coletivas. Por isso esse guia colaborativo foi criado: para que mais pessoas, espaços, microempreendedores e negócios de impacto no Nordeste se busquem, se encontrem e se complementem. 

Quanto mais as iniciativas sustentáveis se reconhecerem, maiores serão as chances de gerarmos impactos socioambientais positivos para as pessoas, para a região e para o Planeta!

Por isso, o guia Muda O Mundo Nordeste nasceu para identificar e conectar empresas, coletivos e práticas positivas às pessoas que querem expandir bons exemplos socioambientais – pela região e pelo País. 

Existe um futuro melhor a ser construído com urgência e queremos que você e sua comunidade façam parte da expansão dessa corrente do bem em prol do Nordeste e do Planeta. Somos mudadores de mundos no Nordeste!

Missão

Nossa missão é...

Conectar quem busca com quem realiza práticas sustentáveis, coletivos e empreendedores que acreditam em impactos positivos pro Nordeste e para o Planeta.

Visão

Nossa visão é...

Quanto mais mudadores de mundo se conectarem entre si, de forma gratuita e orgânica, mais nordestinos vão acreditar e fazer acontecer um Planeta melhor.

Valores

Nossos valores...

Somos guiados pelos valores do povo nordestino: união, garra, resistência e resiliência. O poder de um é o de muitos.

Manifesto

Somos mudadores de mundos

Criamos um novo verbete.

É o “mudador de mundos” (no singular e no gênero masculino por abrangência).

[Subs.] Pessoa, coletivo ou projeto que impacta positivamente o Planeta e que atua por um Nordeste mais sustentável.

Também pode ser usado como adjetivo.

[Adj.] Qualidade de quem protege o Planeta e o Nordeste.

Somos sonhadores da vida real, acreditamos no poder de um indivíduo que pode melhorar seus hábitos e que sabe que convive em sociedade em um único lar: a Terra. 

Nós fazemos acontecer em vários cantos desse imenso Nordeste. Tudo em prol de um mundo melhor que a gente nem sabe se vai vivenciar, mas que a gente tem certeza de que precisa criar aqui e agora. Porque, como está, não dá para ficar. 

Não basta preservar, é preciso regenerar a natureza e as nossas relações com ela. Praticamos, assim, a cidadania socioambiental: repensamos velhos hábitos e buscamos ser coerentes com o que precisamos de fato extrair do Planeta. 

O despertar dos mudadores de mundos começa com a indignação e a não espera: não temos tempo para esperar que “alguém” faça algo para melhorar a realidade em que estamos. Descobrimos, então, que existem “outros alguéns” com a mesma inquietação. 

De repente, percebemos que somos UM parte de “alguns muitos” conscientes do cenário atual e da necessidade de mudar o mundo coletivamente a partir do lugar em que estamos. 

Quando várias ações individuais positivas se multiplicam em ações coletivas temos esperanças de uma sociedade mais conectada a um propósito e à natureza a sua volta – conectada ao ambiente inteiro, e não apenas ao meio ambiente.

Esse manifesto é um alerta: estamos em um carro de Fórmula 1 acelerando na direção de um precipício há mais de 300 km/hora. 

E também é um convite: não entre nesse carro. Siga a pé, na mansidão da brisa nordestina, ouvindo, trocando e aprendendo, mas com a garra da ação. Vamos construir um sujeito coletivo que, consciente desse poder de vários UMs, busca uma sociedade que preserva e regenera o Planeta e as relações ser humano-natureza.

Que sejamos capazes de despertar, questionar, repensar, reutilizar, compostar, plantar água e regenerar o Nordeste e o Planeta. Que possamos observar na resistência nordestina soluções para um mundo melhor. 

Faça a sua parte e incentive o mudador de mundos que você conhece no Nordeste a se juntar a esse movimento! 

Quer mais informações?